Resolvi retirar o livro "Qual é a Tua Obra?" do respeitadíssimo filósofo, professor, palestrante e ex-secretário da educação: Mário Sérgio Cortella.
Eu já conhecia o Cortella de algumas palestras do YouTube e algumas entrevistas da CBN que ele dera. Esse livro, com certeza me abriu ainda mais "as portas da percepção".
E estou cada dia mais na busca pelo aprendizado, seja nos livros, seja no meu trabalho, seja na família, ou seja na sociedade.. E aprendemos não é com os erros, é fazendo!
Não confundo erro com negligência.
O Erro é pra ser corrigido, a negligência é para ser punida!
Um cara que tomou umas e outras, pegou o carro e atropelou uma criança não cometeu um erro, cometeu uma negligência.
Aprendi a diferenciar uma coisa da outra, e até os últimos segundos da minha vida eu estarei aprendendo. Pois bem, estou escrevendo para lhes indicar esse excelente livro e lhes dizer as seguintes indagações que aprendi (...)
Qual é a Tua Obra?
Eu tenho uma coisa pra te dizer...
Nós vamos morrer! (...)
Aham, eu, você.
A tua obra é o que você vai deixar aqui na terra, não falo de bens materiais, estou falando de valores que você possuí... É a tua estrada percorrida!
Pois bem, nós temos algo que nos diferencia dos animais ( do ponto de vista lógico), é que nós SABEMOS QUE VAMOS MORRER!
O Cortella fala algo engraçado e muito inteligente nesse momento:
.jpg)
O QUE EU FAÇO DA VIDA ENQUANTO A MINHA MORTE NÃO CHEGA.... "
Benjamin Disraeli disse uma das frases que levo estampada no peito, uma verdade para os que desejam construir sua obra:
" Não ter uma vida pequena, é não se apequenar para a vida."
E como faço para não apequenar a vida?
É não levar uma vida fútil, banal, morna...
Para isso devemos ser IMPORTANTES!!!
Isso mesmo, ser importante! Não confunda ser "importante" com "ser famoso", ser importante significa "importar, levar comigo", eu devo deixar uma história para que alguém a possa contar, existem muitas pessoas que não são nenhum pouco famosas, mas são de extrema importância (...)
Quem trabalha no SAMU por exemplo, ou um médico numa cidadezinha do interior, entre outros.. Não são nenhum pouco famosos, mas são de extrema importância.
Para não apequenar a vida não devemos ter uma "vida morna", conhece gente morna?
Morna no emprego, morna com os amigos, morna na sociedade..
Aquela pessoa que ao te cumprimentar só usa dois dedinhos.
Aquela pessoa que você pergunta " - como está o casamento? - Ah, tá bom com ele, pior sem ele..."
Uma pessoa morna é aquela que acha que o mundo só gira em torno dela, elas são conhecidas como "arrogantes".
Ninguém é feliz sozinho, e isso é uma verdade, pois é sabido que não se conhece e nem existe um caminho pra felicidade, pois na vida existem momentos de felicidade.
Felicidade é = Expectativa - Realidade segundo Cortella em algumas palestras que assisti.
Concordo com ele novamente.
"Não crie expectativas sobre as coisas, pois é muito melhor ser surpreendido do que ser decepcionado", já dizia o épico House, no lendário seriado que sou fã.
Voltando ao assunto principal..
Acho que você já conseguiu ter uma noção do que estou falando, então lhes explico o significado nu e cru!
Do Grego, "Poiesis" tem um significado como: ação, confecção, fabricação e que em português deu origem a palavra poesia. A palavra trabalho, por exemplo, deriva do latim, da palavra tripalium, originariamente um instrumento de tortura do exército romano composto por três paus. Enviar alguém ao tripalium era sinônimo de obrigar ao sofrimento, dor e exaustão – ideias ainda hoje muito associadas ao trabalho profissional…
Não sou formado e nem estudo filosofia, cursei alguns semestres de Administração de Empresas, mas isso não me impede de buscar o conhecimento. Isso não impede ninguém. Nem você.

Na vida não devemos nos satisfazer, não devemos entrar na "zona de conforto" como a maioria chama, principalmente nas empresas.
Os Rolling Stones são a prova viva de que não devemos nos satisfazer, nos dar por satisfeitos, "eu não consigo ficar satisfeito", já dizia sua épica canção, eu não me dou por satisfeito. Porque quando nos damos por satisfeitos, nós nos acomodamos e não buscamos mais o que queríamos.
Nós nos limitamos.
O segredo para uma banda como os Rolling Stones estarem na ativa há 50 anos é por isso!
Porque "Pedras rolantes não criam musgos... Não criam limo".
Isso também aprendi lendo a biografia dos Stones, a qual esse ensinamento nos provoca ainda mais.
Devemos nos questionar sobre o "porquê" das coisas serem de tal modo..
O porquê de existir tudo e não nada...
CUIDADO COM GENTE QUE NÃO TEM DUVIDAS!
Gente que não tem duvidas não é capaz de inovar, de criar; Gente que não tem duvida só é capaz que sempre bater na mesma tecla e fazer as mesmas coisas sempre.
Claro que não devemos viver no mundo da lua e duvidar de tudo, é tolice! Mas sempre se pergunte o porque aquele teu amigo só concorda contigo... Gente que sempre concorda com você são muito perigosas, pois elas puxarão o seu tapete quando você menos esperar. É necessário que alguém discorde de você, pois nem eu e nem você sabemos de tudo, e ainda bem né, porque senão nós nos repetiríamos todo dia.
Enfim.. Tem muitas coisas que gostaria de escrever para que todos possam ler e se questionar, pois achei num blog, os ouvidos que no cotidiano não encontro.
Quase ninguém que está ao meu redor gosta de pensar ou de questionar as coisas ao seu redor.
Aceitam as coisas mastigadas, não perguntam o porquê de nada. Mas nem tudo é negativo desse meu ponto de vista, pois também possuo amigos que são muito humildes e que estão sempre a buscar inovar e não cair na mesmice.
Agora faça o mesmo que eu fiz, e se pergunte...
Qual é a minha poiesis?
Qual é a minha Obra?
Valdir Vianna
Nenhum comentário:
Postar um comentário